sexta-feira, 29 de abril de 2011

E POR FALAR EM ESTRELAS...
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.



O poeta olhava as estrelas...

Sempre quisera fazer um poema que falasse em estrelas,

Mas nunca havia conseguido entendê-las o suficiente

Para escrever sobre elas.

Lembrara que também quisera fazer um poema

Que falasse sobre mães,

Mas também nunca havia conseguido entendê-las o suficiente

Para escrever sobre elas.



Um dia enquanto olhava as estrelas, passou a lembrar de sua mãe.

Lembrara de quando era criança

E de quantas vezes quando estava sozinho.

Bastava um leve choro,

Para que sua mãe viesse de braços abertos confortá-lo.

Para ele mãe significava SEGURANÇA.



Mas cresceu e veio a escola.

Primeiras letras, desenhos e histórias.

O retorno para casa era o momento do encontro.

Para ele mãe significava ALEGRIA.



Cresceu ainda mais e virou adolescente.

Vieram os problemas e novos sentimentos.

Na confusão das novas emoções

Mãe para ele agora significava PAZ.



Casou-se e vieram os seus filhos.

Insegurança, dúvidas e como criá-los.

Nestes momentos sua mãe chegava com conselhos

E as respostas sempre prontas.

Mãe para ele significava SABEDORIA.



E quando sua mãe completou a viagem nesta vida,

Ficaram tantas lembranças, tantas histórias...

Que mesmo distante dela não se sentiu vazio.

Mãe para ele significava SAUDADE.



O poeta olhava as estrelas...

O poeta lembrava-se de sua mãe...

E de súbito entendeu que as estrelas

Nada mais são que o brilho das mães,

Que mesmo não estando mais em sua viagem pela terra,

Continuam a iluminar e acompanhar os seus filhos sempre.

Compreendeu que MÃE foi a melhor forma que DEUS encontrou

Para explicar da maneira mais perfeita,

O significado pleno da palavra,

AMOR.



_________________________________________________________




A INSPIRAÇÃO DO TEXTO




Escrevi este texto para minha mãe há alguns anos.

Sempre que falo de minha mãe,

lembro imediatamente da sua ternura,

da sua fé inabalável,

da sua humanidade especial.

Sem ela eu não seria o que hoje sou.

Nos braços dela aprendi o sentido do que era doação,

força de vontade e esperança.

Aprendi o sentido do que era justiça,

esperança e família.


Hoje sei que sem você minha MÃE,

eu não entenderia o significado da palavra AMOR.




Dedicado a Neci Cavalcante







36 comentários:

  1. Emocionei-me muito agora ao lê-lo. Como é comovente toda a poesia que existe em cada uma de suas palavras e o quanto expressam aquilo que sinto também, mas não consigo transmitir. Em todo o caso, deixo-lhe aquilo que escrevi um ano depois da minha Mãe completar a sua viagem nesta vida. Porque também foi com ela que compreendi que foi "a melhor forma que DEUS encontrou,
    Para explicar da maneira mais perfeita
    O significado pleno da palavra
    AMOR." Porque, enfim, a partilha consigo é a minha forma de lhe manifestar toda a gratidão que sinto: Muito obrigada Aluísio, sempre.

    Primeira(s) memórias de infância

    Do colo da minha Mãe; das formigas que encheram as minhas sandálias num passeio que fiz com os meus Pais; da semi-luz ao fundo do corredor, à noite, quando estava deitada; do conforto, da luz da minha Mãe…

    “Frequentemente (mas nem sempre) a essência da infância e consequentemente a essência da sua visão do mundo é recolhida da “primeira memória” (…)
    Não é de admirar, portanto, que o sabor destas memórias iniciais seja frequentemente o mesmo que o dos sentimentos mais profundos da pessoa sobre a natureza da existência.” Scott Peck

    Quando pensei em qual seria a minha primeira memória, achei que era realmente muito difícil recordar-me dela, até porque não sei até que ponto, o que tenho, são memórias reais ou associadas a fotografias da minha infância. Mas não! Tenho mesmo uma “1ª memória” que é a minha Mãe. E a minha Mãe simboliza tudo o que há de bom no mundo. Talvez por isso, a minha visão da existência também continue a ser a de um lugar de acolhimento.
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Amigo, tão tão emocionante, a sua poesia, que não encontro palavras pra expressar meus sentimentos diante de tão real e sublime poesia!

    Sabe amigo, minha mãezinha está com 88 anos, e ja se encontra muito frágil... Está hospitalizada... Muito fraquinha... Nem sei mais como pedir a Deus... Amo minha mãezinha que cuido ja a vários anos com todo meu carinho...
    Desculpe-me, pelo desabafo... Sua poesia me tocou profundamente...

    Deixo carinhos meus pra ti...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo

    Estou emocionada...faltam-me as palavras, porque não há palavras para descrever o amor de mãe e eu apenas digo que está lindo e muito sentido este poema...puro amor.

    Beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  4. AMEI!! ESTOU AQUI SOFRENDO COM A DOR DE MINHA MÃE DOENTE, COMO É TERRÍVEL VC NÃO PODER TIRAR O SOFRIMNTO DE UMA MÃE. ESPERO A GRAÇA DE DEUS PARA ELA.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Um poema envolvente e terno.
    Há sempre motivos pra falar desse amor incondicional que é o amor de mãe.
    Parabéns , voce sabe faze-lo.
    Obrigada pela lembrança de visitar-me .
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, querido. Como você está? Ficamos tempo sem nos falar, as nossos espaços sempre permitem um reencontro.

    Lindo o poema, sensível e inteligente. Mãe é tudo isso mesmo, eu também não seria nada sem a minha.
    Um abraço e bom final de semana!

    Rafaela

    Blogs Atualizados

    http://www.apenasumponto.blogspot.com/
    Eu só quero saber...
    Sincronicidade

    No http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
    Trilha Sonora: Dia do Goleiro e
    Pitacos Femininos: Nossa Casa é onde o Corinthians estiver ( Aurea Souto)

    ResponderExcluir
  7. Não teve como não me emocionar!! O texto está lindo e toda vez que vejo declarações como essa, tento ao máximo aproveitar a minha mãe enquanto ela está nesta VIDA. Sei que ela me fará muita falta, assim como meu pai, pois são meu alicerce e me ensinaram a amar e ser amada. Enquanto escrevo isto as lágrimas caem sem pudor...pois família é tudo!!

    Beijos e que o seu fim de semana seja muito estrelado!!

    ResponderExcluir
  8. oi tudo bem o brigada pela visita em blog e pelas palavras
    seu cantinho esta de parabens
    sucesso sempre

    ResponderExcluir
  9. Me fez chorar este seu poema

    Uma das mais belas declarações de amor de um filho à sua mãe que eu já vi

    Parabéns poeta, vc sabe o que é estrela, o que é mãe e o que é amor

    Meu carinho!

    ResponderExcluir
  10. Só podia ser você para falar assim, da mãe, das estrelas, do amor. Estou emocionada, muito emocionada.

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Exímio poema para homenagear uma mãe, aquela que nos ensina a dar os primeiros passos em solos de puro amor.

    ResponderExcluir
  12. O que dizer? apenas que meus olhos silenciaram num texto que é maravilhoso. Obrigada por partilhar, lindo demais. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Fiquei emocionada com o poema, como sinto falta da minha mãe, como ela era especial, hj só quero que no dia em que eu for embora minhas filhas se lembrem de mim, como hj eu me lembro dela, vc conseguiu descrever esta emoção.
    Abraços.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  14. Será que só eu não consegui visualizar este texto? Consegui ver os que estão abaixo este, mas não este...afff...Fiquei triste...Depois volto para tentar visualizar.

    beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, querido amigo, por tê-lo enviado para eu ler. Este texto é de uma sensibilidade incrível, de um carinho e ternura enormes, de certo herdados de tua querida mãe. Fiquei muito emocionada com tuas palavras e com a forma como você enxerga e capta as emoções que a vida te proporciona. Parabéns!

    Tenha uma semana abençoada!

    beijos da amiga.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom seus textos, gostei de todos. Tenha uma boa noite amigo.

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto, neste momento providencial (não único, claro), em que devemos homenagear nossas mães.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  18. Mãe é a estrela que Deus enviou para guiar os nossos caminhos rumo a evolução... Parabéns professor, excelente registro!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu amigo!
    Como sempre, mais um lindo texto. rsrsrs
    Este com um toque especial, pois homenagens para nossas mães são sempre muito emocionantes.
    Parabéns!
    Abraços!
    Fernanda Tardin

    ResponderExcluir
  20. Poeta querido

    Muito obrigada pelo carinho

    Que você tenha uma ótima quinta, Aloísio

    ResponderExcluir
  21. linda homenagem à mãe,parabéns sempre pelo modo como você escreve transmitindo emoção.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  22. Aluísio obrigada pelo comentário, me confortou e me trouxe esperança.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  23. Estimado e Precioso Amigo:
    "...O poeta olhava as estrelas...
    O poeta lembrava-se de sua mãe...
    E de súbito entendeu que as estrelas
    Nada mais são que o brilho das mães,
    Que mesmo não estando mais em sua viagem pela terra,
    Continuam a iluminar e acompanhar os seus filhos sempre.
    Compreendeu que MÃE foi a melhor forma que DEUS encontrou
    Para explicar da maneira mais perfeita,..."

    O meu amigo possui um valor incalculável e precioso.
    Realmente, as mães "governam" as nossas ideias e emoções. São pertinentes.
    Um delicioso poema de fascinar.
    É brilhante no que faz.
    Abraço amigo de parabéns pelo seu harmonioso e majestoso talento.
    Com respeito e de forma constante a admirá-lo imenso.

    pena

    Bem-Haja, pela visita.
    Adorei.
    Bem-Haja, notável amigo de bem.
    É extraordinário.

    ResponderExcluir
  24. Oiii, meu querido!
    É!Professores Condenados a conjugar o verbo Esperançar e viver intensamente nossos projetos colocando neles paixão e consciência...
    valeu!
    Um grande beijo pra ti.

    Luciana.

    ResponderExcluir
  25. Aluísio ,

    lindíssimo e emocionante .

    Mas uma Mãe é mesmo isso tudo .E quando Ela passa a estrela melhor o compreendemos .

    Beijo grande ,
    Maria

    ResponderExcluir
  26. Nossas mães queridas merecem essa homenagem. Nosso amor por elas é mesmo feito um bom vinho: quanto mais antigo, melhor, e o seu sabor permanece em nós, ainda que seja apenas nas lembranças. Um grande abraço, amigo e continue nos brindando com seus lindos versos.

    ResponderExcluir
  27. Querido amigo, i tuoi versi sono molto belli, veri e commoventi. La cosa piú importante é l'amore che le mamme ci hanno date e che ci hanno insegnato amare. Loro sono stelle veramente.
    Mi manca tanto la mamma e con gli anni questo senso di dolore non si alleggerisce o pochissimo.
    Baci e buon fine settimana

    ResponderExcluir
  28. Amigo
    Para ti...
    E para mim...

    MÃE È APENAS ISTO:::

    TUDO...


    beijos

    ResponderExcluir
  29. Aluísio volto dessa vez pra te oferecer um selo ao blog sonhos de um professor.Está registrado lá nos belliricordi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Maravilhoso este texto, mãe é sinônimo verdadeiro de amor Maior! Um beijo!

    ResponderExcluir
  31. Aluisio....que linda essa poesia.....como mae que sou, amei seu comentario no meu blog.....realmente mãe é uma palavra pequena e que carrega tantas emoções, sentimentos e muito, muito amor.....bjs e volte sempre...Teresa

    ResponderExcluir
  32. Olá, que alegria receber sua visita quase que em tempo real. Que linda sua poesia, também fala de estrelas...Bela dedicação áquela que é a maior estrela da sua constelação, sua mãe.
    Emocionante.
    Um super beijo nessa alma alada.
    Saudações Poéticas!!!

    ResponderExcluir
  33. Obrigado amigo pela presença em meu blog...excelente seu comentário.
    Belíssima postagem a sua.

    abraços

    ResponderExcluir
  34. Agradeço por tuas palavras em minha página.
    Belas palavras aqui para alguem tão especial como a figura materna.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Se eu pudesse ter esse privilégio, gostaria de todos os dias encontrar seus versos em mensagens em casa, na escola e em todos os cantos. Fazem bem a alma... Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir