sexta-feira, 4 de julho de 2014

QUANDO AS ESCOLAS RETORNAM DAS FÉRIAS

Texto de Aluísio Cavalcante Jr.




Quando as escolas retornam de férias,

Ocorre o encontro da alegria com a esperança.

Neste encontro todos ensinam.

Neste encontro todos aprendem.

Assim o que era saudade se faz afeto,

E o dia se tinge com as mais belas cores

Que o olhar da vida pode contemplar.






____________________________________________________






A INSPIRAÇÃO DO TEXTO





Imagino que esperança e alegria

sejam as mais importantes lições,

que podem ser ensinadas e aprendidas em uma escola.

Quem traz no coração esta certeza,

entende o que a educação pode fazer por uma vida.








18 comentários:

  1. Oi Aluísio,admiro à todos os mestres que tornam-se verdadeiros anjos,aos ensinamentos nos bancos escolares,principalmente aos nossos pequenos.
    Parabéns pelas palavras.
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Aluisio,é emocionante ler o que você escreve sobre educação.
    Tenha uma ótima semana.
    Abraço.
    Valdete Cantu.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo que maneira linda e poetica de ver o começo da escola.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Que linda a tua forma de ver e sentir o retorno das aulas, quisera que todos assim sentissem, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  5. QUE LINDA! PARA MIM É MESMO ASSIM.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  6. Oi Aluisio, concordo com você ensinar e aprender como são importantes e quem ensina com alegria e esperança faz a diferença!

    Um super abraço :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Aluisio
    Eu tenho saudade da escola, mas não da mais, já estou no limiar das minhas forças, preciso descansar a minha mente, mas sempre os encontram na rua e eles vêm me beijar.
    Lindo os seus escritos
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. ¡Hola, Maestro!!! De escola e de letras e Grande Poeta.
    Que muy acertado es o son tus poemas, así tal como lo que escribes, amigo.
    Claro que si, la enseñanza de un buen profesor, siempre será esperanza, anhelo y alegría que llevamos en el recuerdo que perdura.


    Nunca he olvidado lo que he aprendido de mi profesora doña Elvira.

    La llevo en mi recuerdo mientra viva.
    Ha sido un placer pasar por tu casa y regocijarme con tos versos.
    Te dejo mi gratitud y mi estima siempre.
    Un baso y se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  9. Ah, meu amigo, descreveste tão bem o retorno às aulas, e a tua forma poética de ver o encontro da alegria com a esperança é de uma sensibilidade incrível. Agrada-me tanto passar perto de um estabelecimento de ensino onde a algazarra de crianças/jovens/adultos deixa entrever o prazer de ali estar no reencontro com os colegas e professores, portando a mesma alegria do primeiro dia de férias. Meu dia toma um colorido diferente e me leva a um passado onde o prazer de aprender se misturava com a alegria vivida na companhia de colegas tão interessados quanto eu nos ensinamentos de mestres tão dedicados. E felizmente os tive em profusão em todas as etapas até chegar à faculdade, onde a despedida na formatura fez encerrar um ciclo que até hoje me traz saudades, apesar de que ainda conservo relacionamentos estreitos e gratificantes não só de colegas, mas também com professores que souberam se eternizar no meu coração.
    Grata, amigo querido, não só pelo texto tão magnificamente construído, como também pela oportunidade que tive de me expandir num assunto que me é tão grato.
    Que os sorrisos de teus alunos nunca faltem ao teu olhar, que as estrelas que estás descobrindo para esses corações ansiosos de aprender nunca deixem de te iluminar, e que meu carinho possa dizer o quanto de admiração sinto por ti.
    Helena
    (http://helena.blogs.sapo.pt)

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo professor!
    Que bem soubeste pôr em poesia esse reencontro maravilhoso entre alunos e professores! É uma alegria sem fim...mas só quando cada uma das partes sabe o lugar e ocupa se respeitam. Obrigada pela sua presença e comentários nos meus blogs. Um abraço amigo e até Setembro.

    ResponderExcluir
  11. Todos ensinam , todos aprendem , assim deve ser na escola e na vida .


    Um beijo , Aluísio ,
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Para a minha filha, consequentemente para mim, foi uma alegria o retorno às aulas! Abraço! Renata

    ResponderExcluir
  13. Fico sempre encantada e comovida com a sua dedicação ao ensino e aos seus alunos.

    beijinho meu amigo

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde amigo Aluisio!!!
    E é bem assim...
    Tenha um final de semana mega abençoado!!!
    Abraços...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Professor poeta.
    Belo poema!
    Já dizia Cora Coralina " Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
    Feliz retorno para todos nós que vivemos neste lindo mundo chamado escola!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. O retorno e o reencontro com alegria e sabedoria!
    A educação é a esperança de mudança de tantas coisas erradas neste Brasil! :)

    ResponderExcluir