quinta-feira, 2 de julho de 2009


AMOR DE PROFESSOR É DIFERENTE
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.

No início era apenas um encontro.
Eles estavam ali vindos de muitos lugares.
Movidos por muitos objetivos.
Separados por muitas idéias.

Mas de repente o que era apenas um encontro
Tornou-se parceria.
E não mais que de repente,
A parceria tornou-se amizade.

Agora eles estavam diferentes.
Vê-los era sentir os sonhos brotarem dos corações.
Crescerem a cada final de semana
E tornarem-se vida.

Sim, eles estavam diferentes.
Sentiam falta um dos outros,
Mas se completavam a cada partilha
De idéias, de sorrisos e de cansaços.
Completavam-se ao dividirem tristezas e alegrias.
Completavam-se ao multiplicarem conhecimentos e aprendizados.

E agora, chegado o momento da partida,
Lembrando de tudo o que foi vivido,
Tenho a certeza
De que a melhor lição deixada por cada um de nós
Foi o afeto.
Foi a confiança.
Foi a amizade.

Aprendi a amá-los,
E sentirei a falta de cada um para sempre.

Mas amor de professor é diferente.
É amor que liberta.
Que cresce mesmo quando a distância se aproxima
E as lembranças passam a ocupar o coração.

De cada um levo a certeza de que ser professor
É transformar o mundo com a força do sonho.
Em cada um deixo a certeza de que ser professor
É transformar o mundo com a força dos ideais.

E agora que o adeus se faz presente,
Que a lembrança já chega de mansinho
Para ocupar mais um lugar em meu coração,
Saibam
MEUS AMIGOS E AMIGAS
PARCEIROS DE SONHO E ESPERANÇA,
Quanta saudade eu sinto de vocês.

8 comentários:

  1. Professor Aluísio,

    Qão belos são os seus poemas! Este, em particular, me tocou o coração.

    Professora há 39 anos, quantos 'AMIGOS E AMIGAS PARCEIROS DE SONHO E ESPERANÇA' estão em minhas lembranças.

    Parabéns!

    Amara Pedrosa

    ResponderExcluir
  2. proof
    tá lindo o poema.:D
    marimoreira

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não precisa de nada extraordinário pra encantar, basta o cotidiano. São as pessoas mais interessantes, porque de todo encontro tira-se algo, seja um sorriso ou uma frase. Essa tua força e crença na transformação do mundo através do homem me cativam e me fazem acreditar que ainda se pode confiar em alguém com mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  4. naõ tenho muita coisa pra falar acho mesmo que naõ encontrei um amor sim muitos amigos gostaria que todos me amasse a metade que amo voceis ninguem gostaria de estar na minha pele e por estas rasoes que vou escrever pouco si quiser saber si sou feliz naõ tento como sempre e vida muitas veses somos obrigados conviver com algumas coisa pra faser outros felises sempre me sacrifiquei minha vida pelos outros isso tudo.

    ResponderExcluir
  5. eu ate ia escrever para minha profesora mas eu nao gostei muito

    ResponderExcluir
  6. Esse texto e muito lindo!!!!
    amei!!!!

    ResponderExcluir
  7. eu me chammo isadora
    esse foi o pior texto queeu ja vi na vida afs vai toma nu ;!@#%?+@# cuns trem desse

    ResponderExcluir