sábado, 13 de fevereiro de 2010


MESTRES SÃO METADES

Texto de Aluísio Cavalcante Jr.


Aprendi com os anos dedicados a educação,

Que para ensinar lições que tenham sentido

É preciso que se tenha uma certeza:

Mestres são metades.

É dessa certeza que vem a sua força,

Pois Mestres que se reconhecem metades sabem muitas coisas.

Sabem que não podem ser sozinhos.

Sabem que não podem esconder as lágrimas.

Sabem que têm o poder de se reinventar.

Sabem que têm o dom de encantar a si e aos outros

Com pequenas conquistas que para muitos passariam despercebidas.

Por saber tudo isso Mestres metades renascem a cada dia

Como renasce o sol a cada manhã.

E quando estes Mestres encontram outros Mestres,

Seus sonhos se entrelaçam como feixes de trigo,

Pois embora sejam diferentes,

São feitos de um único sonho.

De um sonho ensinado a cada dia de forma coletiva,

E que faz com que todos possam entender

Que a vida só realmente é vida,

Quando faz cada vida TORNAR-SE MAIOR.

Quando faz cada vida TORNAR-SE MELHOR.





__________________________________________________





A INSPIRAÇÃO DO TEXTO.





É impossível educar sozinho.

O bonito desta lição é a sua capacidade

de transformar o EU em um NÓS.

Escolas são feitas de muitas metades.

Da união destas metades nascem sonhos coletivos.

Sonhos coletivos tem o poder de mudar o mundo.









53 comentários:

  1. Parabénsssssssssssssssssssssss.
    Eu sou professora e confesso:Nunca li um escrito tão significativo em relação a nós.Tu torna a Educação tão linda q acabo por me apaixonar mais ainda por minha profissão.
    Obrigado meu querido.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto . Vou tentar publicá-lo no blog da munha turma de alunos. É um texto que muita gente deve ler. É claro que colocarei o autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz o curso NORMAl e vim de uma família de professoras...Maravilhoso teu texto.Tocante!Parabéns! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Aluísio,
    Belíssimo texto.
    As escolas só funcionam no momento em juntamos as nossas metades e formamos um só.
    Compartilhar é o segredo...
    Mas, ainda encontramos um certo egoísmo nas escolas ,"em transformar o eu em nós".
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  5. É VERDADE...EU COSTUMO DIZER QUANDO ESTOU DECEPCIONADA QUE É MUITO MELHOR INVESTIR EM ANIMAIS DO QUE EM GENTE, E OLHA QUE EU DESCOBRI ISSO DEPOIS DE VIVER 38 ANOS.É O AMOR PURO, SEM INTERESSE, SEM TRAIÇÃO,DO JEITO QUE EU ESTIVER ELAS ESTÃO DO MEU LADO MESMO SEM ENTENDER O BEM QUE ESTÁ ME FAZENDO. APOSTE NISSO! BEIJOS!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aluisio
    Metades que se tornam maiores e melhores quando se doam pra e entender que só juntos poderão fazer uma escola feliz.
    abraços, bom feriado

    ResponderExcluir
  7. Texto muito lindo que deveria ser lido por muitas pessoas.

    Te admiro Professor.

    Bom domingo de carnaval!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso! Você emociona sempre com suas palavras! Bom carnaval!

    Posso levar esta poesia no dia do nosso HTPC?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Aluísio, meu colega estimadíssimo!!!

    Estou muito grata pelas amáveis palavras sobre a homenagem que fiz ao nosso querido amigo Hod. Você me encantou com elas.

    Sabe que eu sempre me senti "metade" como mestra, mas nunca havia meditado sobre não ser inteira???

    Grande reflexão vc nos trouxe, certamente!

    Obrigada.
    Um grande abraço e ótimo feriado a vc, professor!

    ResponderExcluir
  10. Texto perfeito e tocante, desvenda a alma de um professor que ama sua atividade.
    Parabéns, adoro tuas poesias.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. O blog da minha turma é:
    http://1fheliacorreia0809.blogspot.com/
    É exactamente ali que gostaria que mais gente tomasse conhecimento do seu texto.

    ResponderExcluir
  12. Bravo.

    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom carnaval para você.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  13. olá.
    admiro os professores em geral.
    mas confesso que gostaria que existicem mais com sentimentos cmo os teus, com relação a educação...me sentiria mais segura em mandar meus filhos a escola...sabendo que teriam alguem apaaixonado por seu trabalho, lhes passando boas lições de vida alem do aprendizado básico.

    beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Aluízio
    Obrigada por visitar o meu blog. Gostei muito dos teus textos e concordo que somos metades. Vou fazer uma postagem falando um pouco dessa relação com meus alunos. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. eu acredito também... Dos sonhos coletivos transformamos a vida!

    Muito bonito,

    obrigada pela partilha,

    abraços fraternos,

    Gisele

    ResponderExcluir
  16. O que chama atenção é alguns muitos aprendizes percebem essa simbiose muito tarde.

    Amigo Aluísio agradeço-lhe suas gentis e elegantes palavras sobre a homenagem feita por Maria da Graças nos Botões de Madreperola. Obrigado.

    Forte abraço,

    Hod.

    ResponderExcluir
  17. Olá Aluísio!

    Muito obrigada pela visita e pelas palavras lindas que me deixou!
    Parabéns pelo texto e pelo seu blog!
    Não sou professora, mas é uma classe que admiro e respeito muito!
    E tive o privilégio de receber um convite, que muito me honrou, por parte do meu querido Amigo Valdeir Almeida do blog Ponderantes http://www.ponderantes.com.br/, para participar no dia do Professor do Brasil... é verdade...:=)!
    A minha participação pode ler-se no link abaixo... se a ler... espero que não se decepcione!
    http://osestadosdealma.blogspot.com/2009/10/este-texto-e-minha-contribuicao-para.html

    Um beijo e bom carnaval

    ah... e como pretendo ler o que escreve mais vezes... já o sigo!

    ResponderExcluir
  18. Aluísio
    Este texto é magnífico!
    Não sou professora, mas tenho uma filha professora do ensino secundário - não sei como se diz no Brasil... Dá aulas a jovens acima dos 16 anos.
    No meu blog "Casa", tenho apoiado a luta dos professores, sempre que se proporciona, e não é por ser Mãe de professora, mas sim porque acho que é uma profissão que tem sido muito maltratada a todos os níveis, e que muito necessita de ser reabilitada.

    Tenho que confessar que gostei imenso dos seus blogs. Já me fiz sua seguidora, para não lhes perder o rumo :)
    Voltarei tão breve quanto possível.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  19. Aluízio, obrigada pela visita e palas palavras amáveis. Vim conhecer seu espaço e fiquei encantada com seus textos. Gostaria que vc visitasse meu outro blog wwwzezinha.blogspot.com
    Convido-o para fazer parte do meu guestbook. Será um prazer.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  20. MEU Amigo

    BEIJOS


    Beijos são sempre beijos
    De tarde, à noite...
    Ou mesmo de manhã...
    Deixam ternura...
    Matam saudades...
    E conservam a vida...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  21. Bom dia meu querido.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado meu querido pela dica.
    Amei né.
    um beijo grande.

    ResponderExcluir
  23. É para mim uma honra ter a sua visita no meu Blogue, estive a ler alguns dos seus textos e estou simplesmente maravilhada pela força, atenção e dedicação à sua linda profissão.
    Vou continuar por aqui com a certeza de aprender!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Amigo Aluisio,

    Perfeito!
    Simplesmente perfeito!
    Vou partilhar com as professoras do meu blog. Posso?
    O estímulo é um grande motivador para um melhor profissional.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  25. Estava conversando com um pessoal lá do colégio e o assunto chegou em ti, e em como o que tu fala, por mais que pareça clichê, não o seja pela sinceridade usada. E isso não se faz sem exposição, ou escondendo as lágrimas e sorrisos, coisas que nem todo mundo oferece, mas que podem fazer uma profunda diferença.
    A propósito, minha mãe achou os textos tão bons que achou até que tu tinha feito filosofia ou algo na área, além da química. (:

    ResponderExcluir
  26. Agradeço a visita e o poético comentário. Que bom conhecer alguém que tem a sensibilidade de reconhecer o trabalho do professor. Somos metades que se alegram de encontrar outra metade que pensa como nós... Seu modo de escrever, de pensar e de se comunicar me deixa mais feliz e acreditando que tudo é possível quando realizamos e gostamos do que somos e fazemos. Um grande abraço, Joyce.

    ResponderExcluir
  27. Olá Aluísio

    Quando você cita que os “Mestres são metades”, tive uma lembrança especial de alguns dos meus mestres que diziam: “Vocês aprendem com nós. Mas, nós também aprendemos com vocês.”. É uma troca entre educador e educando onde ambos se completam.

    Bjuxxx e xerooo

    ResponderExcluir
  28. ********************************************

    CONVITE:

    *** FESTA VIP! ***

    Bom dia amigo

    Gostaria de recebê-lo para fazer um brinde especial!
    Onde: braille da alma.
    Horário: durante o dia todo.
    Data: 21/ 02/ 2010

    Ficarei feliz com sua visita... Ah! Na saída não se esqueça de levar contigo um lindo selo de lembrança desta celebração.

    Bjuxxx e xerooo amigo.

    Juliana Carla
    brailledalma.blogspot.com/


    ********************************************

    ResponderExcluir
  29. Bom domingo

    Hoje é domingo...
    dia lindo lá fora...
    quero lhe desejar...
    um lindo e iluminado domingo pra você...
    desejo que seu dia de domingo...
    seja cheio de alegrias...
    que você viva suas fantasias...
    ouça os pássaros...
    veja as borboletas... circulando pelas flores...
    buscando o néctar...
    buscando a doçura dessa vida...
    Que os raios do sol...
    transmitam-lhe alegria...
    ....vida...
    ....energia...

    Se a chuva manter-se

    que traga-lhe gotas de bênçãos....
    Faça uma fotossíntese em sua alma...
    pense em Deus... ele te ilumina nesse domingo...
    Te iluminará sempre...
    Hoje é domingo...
    Viva... ria... corra....divirta-se...
    Distribua amor para quem
    você ama...
    Aproveite esse domingo...
    Distribua o seu amor...

    beijooo.

    ResponderExcluir
  30. Graças a esses bons mestres, levamos caráter para a nossa vida!

    bjos!

    aislinnahimana.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    QUe bom saber que tem pessoas que curtem a alegria, pois nem todos sabem udufruí-la com tanto esmero.

    Abraço

    Mariza :-)

    PS: achei muito interessante ter um espaço para explicar o momento em que escreveu tal texto. Legal!

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Você conseguiu tirar o melhor do texto que o inspirou e fazer uma bela obra! Parabéns! Nossa responsabilidade como mestres está em sabermos apontar o caminhos corretos, mostrar a direção, encantar o aprendiz...
    Aproveito para lembrar de Oswaldo Montenegro em Metades: "Porque metade de mim é amor, e a outra metade...
    também"...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite, amigo, fiquei feliz com sua visita, sou sua fâ, seus textos são maravilhosos, vou pegar alguns emprestados de vez em quando pra postar no meu blog, posso? Muito sugestivo o nome do seu blog. o meu também é um coração de professora. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  34. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO...NINGUÉM CONSEGUE NADA SOZINHO...AS METADES ENCAIXAM E FUNCIONAM MUITO MELHOR...

    A FOTO ESTÁ UM ENCANTO

    MUITA PAZ , QUE SEJAS A METADE E QUE ENCONTRES A OUTRA METADE PARA TE SENTIRES COMPLETO.

    ResponderExcluir
  35. Fui professora por muitos anos e adorava o que fazia!
    Mas ao ler você, senti vontade de ser, outra vez, aluna. Mas de um professor que pensasse como você.
    Aplausos todos por essa beleza de pensamento!

    Grande abraço, Aluisio!

    ResponderExcluir
  36. Mas a nossa missão , neste mundo é ,exactamente , aprender e ensinar .
    Caso contrário , a vida deixa de ter significado .

    Gosto muito do teu texto .

    Um beijo,
    Maria

    ResponderExcluir
  37. Lindo, Aloisio. Muito bonito mesmo.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom dia para você.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  38. Olá,colega, estou precisando da sua ajuda, posso contar com você? Passa lá no meu blog e saberá os detalhes. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  39. Parece que nos comunicamos telepaticamente, pois estava pensando justamente em você. Estava aqui analisando com os meu botões: "O Aluísio não escreve há algum tempo. Também não me visitou mais..." Senti sua ausência e me dei conta de que vc não se inscreveu no meu blog. Por quê? Aguardo com ansiedade a sua próxima postagem. Gde abraço.

    ResponderExcluir
  40. Se eu já tinha orgulho de ter escolhido a profissão da docência, depois de ler este texto eu tenho orgasmos de alegria por tê-la escolhido!
    Sei que fiz o certo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Tornar-se. Palavra constantemente conjugada por mim, mais uma "metadezinha" chegando aqui neste seu blog para educadores, para sensíveis, para abertos às inspirações da alma. Também professora,também apaixonada pela mágica que emanam as palavras,deixo aqui o meu parabéns pelo texto,pelo blog,e por suas iniciativas. E meu muito obrigada pelo belo comentário em meu singelo texto-desabafo. Mesmo que longe eu esteja de sentir a intensidade,agradeço por desejá-la a mim. =) Abraço e...constância em sua fé! Até!

    ResponderExcluir
  42. AMIGO QUERIDO
    ADORO QUANDO VC PASSA LÁ NO ENTRE TANTOS ENTRETANTOS, SEMPRE COM PALAVRAS TÃO GENTIS E ACOLHEDORAS. ANDEI NA MAIOR CORRERIA, LEIO SEU BLOG MAS RARAMENTE CONSIGO COMENTAR, MAS HOJE É IMPOSSIVEL NÃO ESCREVER NADA!
    SABE O QUE MAIS ADORO TANTO NO OFICIO DE PROFESSORA COMO NO TRABALHO COMO TERAPEUTA E PSICANALISTA? SOU SEMPRE METADE, APENAS METADE...E POR ISSO TODO DIA PRONTA PARA "RECEBER" UM POUQUINHO MAIS...
    UM GRANDE ABRAÇO DA AMIGA BLOGUEIRA
    JU

    ResponderExcluir
  43. Fico sempre embevecida com os textos que escreves com tanta maestria. Agradeço a Deus pela sua vida, que ele continue te iluminando e abençoando com tanta sabedoria.
    Um forte abraço. Sandra Cavalcanti

    ResponderExcluir
  44. Fico sempre embevecida com os textos que escreves com tanta maestria. Agradeço a Deus pela sua vida, que Ele continue te iluminando e abençoando com tanta sabedoria.
    Um forte abraço.
    Sandra Cavalcanti

    ResponderExcluir
  45. Wow! At last I got a website from where I be capable of actually get helpful information
    regarding my study and knowledge.

    My web page http://www.youtube.com/watch?v=xXaJhdwZIpA

    ResponderExcluir
  46. Thanks for one's marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you could be a great author. I will ensure that I bookmark your blog and will often come back down the road. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice day!

    my webpage: video

    ResponderExcluir
  47. Hi there to all, how is all, I think every one is getting more from this web page, and your
    views are good in favor of new users.

    Here is my homepage http://www.youtube.com/watch?v=lwNoScYCj-w

    ResponderExcluir