INDEPENDÊNCIA
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Para entender o nível
De independência de
um país,
Basta observar
atentamente
A qualidade de suas
Escolas,
E a forma como Estado
e Sociedade
Tratam seus
Professores e Professoras;
Pois da mesma forma
que para voar
São necessárias asas,
Para que um país
comemore sua independência,
É necessário que se
invista em conhecimento.
O que torna um país
verdadeiramente livre,
É uma antiga e
poderosa arma,
Chamada sabiamente de
EDUCAÇÃO.
_____________________________________________________
A INSPIRAÇÃO DO TEXTO
Nestes dias que
celebramos a independência
do Brasil,
penso que há muito
por fazer
para torná-la real.
Nenhum Povo é livre
sem uma Educação de
qualidade,
e sem investimentos
que façam dos profissionais de
Educação
e de seus alunos,
pessoas felizes e consequentemente LIVRES.
Triste é ver o estado de algumas escolas, as condições que os professores enfrentam, mas estamos sempre firmes, prontos para dar nosso sangue rsrs pelos nosso alunos, ahhhh fiquei muito feliz em ver que vc esta participando da coletânea, A palavra con vida, da queria amiga Helena, que legallll, eu tbm estou, parabéns.
ResponderExcluirLinda noite.
Pensar que tudo poderia ser tão diferente. A educação de qualidade é a ordem e o progresso de um país, mas onde há corrupção, não há valorização de um bem tão importante como esse. Belíssima postagem. Beijos.
ResponderExcluirOi professor!
ResponderExcluirEu tenho sessenta e seis anos, quando estava no antigo primário, os professores não dobravam período e ganhavam o equivalente a um juiz de direito.
Ninguém fazia bagunça na sala e as professoras davam exemplo de respeito pelo seus trajes descentes, é o que não acontece hoje com alguns professores, é a modernidade que gera desrespeito.
Ninguém era obrigado a estudar e para fazer o ginásio tínhamos que fazer um exame de admissão, se não passasse não estudava, eu tinha bolsa do governo, pois era muito pobre, mas para ganhar essa bolsa tinha que fazer uma prova todos os anos e, passava.
Estudei gratuitamente na melhor Escola Estadual da América do Sul. Fiz só o magistério, pois não gostava de ir à escola, preferia estudar em casa.
Hoje, o professor é mal pago, mal vestido e a maioria por ganharem pouco, não tem condições de se aperfeiçoarem.
Trabalhei em serviço público por 3 anos e como professora 36 anos, ainda bem que casei com um homem que ganhava muito bem, pois me deixou viúva novinha com um filho de dois anos.
Sempre lutei e meu filho tem duas faculdades, mas ele estuda muito. Mas cadê o emprego para se ganhar bem? Os concursos públicos em nível estadual são fraudulentos e a gente vai ficando por aqui com vergonha de ser professor mal pago.
O Brasil não tem mais jeito.
Desculpa o desabafo: Que independência? Foi espontânea? Não. Os alunos pequenos sabem a real História do Brasil? Meus alunos sabiam e eram críticos nas suas redações.
Beijos
Lua Singular
E muito precisa ser feito pela educação.
ResponderExcluirMuito boa a sua reflexão.
abraço
Aluísio,um abraço da amiga leitora e conterrânea!
ResponderExcluirSua poesia soa como um canto,um canto à liberdade,à verdadeira liberdade que só através do conhecimento se pode alcançar.Um lindo manifesto de amor a nossa pátria clamando por mais Educação !
Portugal com esta crise está a perder a sua liberdade, a sua independência; está com cortes excessivos na educação, mandando para a rua milhares de professores e pondo o nosso ensino público uma lástima. Quando voltei do Brasil fiquei encantada com o ensino público do meu país e foi nele que estudaram e se formaram os meus filhos. Hoje vejo com muita tristeza a fazerem os cortes onde nunca deveria ser feitos....na educação e na saúde. Triste, Aluísio. Belo e pertinente o teu poema tanto para o teu país quanto para o meu. Um beijinho e até sempre
ResponderExcluirEmília
Meu amigo, palavras sábias e verdadeiras, pena que quem comanda os destinos de um país assim não pense.
ResponderExcluirbeijinho
Fê
Sem Educação não se caminha em frente.
ResponderExcluirGostei!
Beijos
Eu também estou angustiada com a falta de respeito para com os professores...
ResponderExcluirUm grande abraço!
ResponderExcluirOla amigo, ando mesmo sem tempo, período de provas, redigir, aplicar , corrigir e organizar os diários de papel e digital, toma muito tempo, e temos prazo para concluir, final do bimestre. Por esta razão sempre nesses períodos faço minhas visitas de agradecimento e carinho com um recadinho pronto. Só para te dizer, estou aqui lembrando de você, não te esqueci. Desculpa, se não aprovas o recadinho colado.
Desejo a você Que o noite seja abençoada e que o novo dia venha pleno e que você
o receba de coração aberto... e que nesta semana que inicia, você se atreva a grandes voos...
Desperte...amanhã com seu melhor sorriso com
suas mais fortes certezas que você tudo pode e o tudo é
exatamente o tudo que chamamos de FELICIDADE.
Abraços, Lourdes Duarte.
O respeito deve ser ensinado pelos pais e exigido pelos professores.
ResponderExcluirCreio que os jovens,nossas crianças, precisam ter limites e se houvesse mais união entre pais e professores,muita coisa mudaria.
Infelizmente só se exige dos professores,apoio que é bom,não existe e se existe,são exceções!
Que sua voz chegue mais longe e que possamos usufluir dias melhores.
ResponderExcluirBonita mensagem
abraços Professor!
Olá, Aluísio
ResponderExcluirA educação não é valorizada e, como professora, digo que só o sou (e não me arrependo) porque é questão de vocação no meu caso...
Bjs fraternos de paz e bem
Olá, Aluísio
ResponderExcluirA educação não é valorizada e, como professora, digo que só o sou (e não me arrependo) porque é questão de vocação no meu caso...
Bjs fraternos de paz e bem
Tudo isso só é possível através do professor que na maioria das vezes não lhe é dado o devido valor. Veja essa essa historinha...(http://serrademinas.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-do-professor.html), Agradeço o prestigio dispendido e as palavras de incentivo.
ResponderExcluirAbraço
Muito bom!!! Somente a educação é libertadora!!! Não existe nada mais poderoso do que a educação e a cultura!!! :)
ResponderExcluirSi Señor: Pero los países, en vez de invertir en educación para culturizar sus ciudadanos, invierten en sus bolsillos hasta desbordarlos. vivimos en un mundo de egoísmo y de desalmados.
ResponderExcluirPaciencia Señor paciencia. Que falta nos hace.
Te dejo un beso y se muy feliz.
Si Señor: Pero los países, en vez de invertir en educación para culturizar sus ciudadanos, invierten en sus bolsillos hasta desbordarlos. vivimos en un mundo de egoísmo y de desalmados.
ResponderExcluirPaciencia Señor paciencia. Que falta nos hace.
Te dejo un beso y se muy feliz.
Tus poema es unh canto a la libertad, esa libertad que nos estàn robando.
ResponderExcluirun abrazo
fus
Oi, amigo! Você me deixou mal acostumada. Toda vez que faço uma postagem já espero por sua visita e é com alegria que a recebo sempre.
ResponderExcluirNão podemos mudar o país sozinhos, nem as pessoas que o governam no momento, mas se conseguimos passar para os nossos alunos o encanto que sentimos pela educação, pelos livros, pelo prazer de transmitir, ensinar e aprender todos os dias em uma sala de aula, acredito que assim estamos dando uma grande contribuição para as mudanças que virão um dia... Abraço, Joyce.
Sim professor está coberto de razão, mas só conhecimento por si só não adianta é necessário sabedoria e esta independe do simples conhecimento, a sabedoria nos traz os verdadeiros valores e estes sim levariam o nosso povo a independência verdadeira, esta sabedoria deve ser passada pelo mestre, mas como se muitas vezes ele se sente vencido pelo desrespeito que é geral, não só dos governantes, bjos Luconi
ResponderExcluirNão podia estar mais de acordo.Infelizmente em
ResponderExcluirPortugal também pelas dificuldades económicas se
está a piorar na Educação e na Saúde.
Desejo que esteja bem.
Bj.
Irene Alves
Olá professor, e que tudo esteja bem!
ResponderExcluirConcordo com este teu pensamento, mas, sabendo nós que o poder é sujo, esperto e malvado. Sendo assim não vai permitir jamais que o povo desta nação saiba pensar, ou mesmo viver a liberdade plena.
Belo e verdadeiro pensamento por cá compartilhado, obrigado!
Grato também pelas visitas e comentários deixados por lá, e desejo que tenha sempre em teu viver a felicidade intensa, abraços e, até mais!
Você tem toda razão, querido professor
ResponderExcluirÉ com a educação que se faz um país. Mas lamentavelmente o lema da nossa Bandeira está por um fio.
Dias luminosos para você.
bjs.
ONDE esta a PÁTRIA AMADA?...IDOLATRADA?
ResponderExcluirSALVE!...SALVE!
EDUCAÇÃO...JÁ!
Aluísio, obrigada pelo seu carinho no meu Blog, te respondi, lá.
Um abraço, fica com DEUS...sempre.
Mas concordo 1000 vezes e assino embaixo. A base de uma nação é seu povo com educação. É a valorização do professor e construção de escolas. Mas parece que aqui temos governos cegos e surdos. E desinteressados.
ResponderExcluirGrande abraço!
Suas palavras são muito sabias e concordo com tudo que você escreve, adoro seus textos! e suas aulas são maravilhosas!
ResponderExcluirAbraços!
Seus textos são muito inspiradores, assim como suas aulas. Concordo com sua noção de independência e liberdade, pois, sem educação de qualidade e incentivo ao questionamento, estaremos sempre presos ao senso comum e, por consequência, nunca nos sentiremos completamente livres.
ResponderExcluirV.L 2oD
O texto não mostra só a forma que seus educadores são tradados, mostra também a realidade em
ResponderExcluirque o nosso país se encontra, mostra a realidade de um país que deseja crescer, mas sem os
devidos investimentos em coisas básicas como saúde e educação.
Dimitri de castro Jereissati