sexta-feira, 13 de março de 2015




Escolas são milagres.

Que pais, mestres e alunos alimentem este milagre,

feito de esperança, cumplicidade e inspiração,

mas que precisa para manter-se vivo,

de cuidados diários,

de parcerias contínuas,

e acima de tudo,

de amor infinito.




ALUÍSIO CAVALCANTE JR.




18 comentários:

  1. É amor. E amor é dedicação, é cuidado, é zelo...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi professor,
    Eu cheguei a lecionar na fazenda quando saí d'uma metrópole e com aqueles alunos na 3ª série sem saber ler, fiquei intrigada. Sabe por que não aprendiam? Fome e falta de amor, então ia na cozinha piloto e pegava muita comida e chegava de carro meia hora antes das aulas e dava-lhes a merenda e meia hora antes da saída dava a outra parte da merenda
    Logo que cheguei e dei a merenda e eles não tinham mesa para comer, comiam fora da escola sentados no chão; nisso vinha vindo a cavalo a dona da fazenda, Parou e perguntou e com toda a sua petulância falou: tudo bem professora. Respondi tudo mal, não sabia que os filhos dos seus empregados comiam na escola como porcos.
    Preciso de uma mesa , pode ser dois cavaletes e uma tábua e toalha, ela continuou seu passeio no seu lindo cavalo.
    Quando cheguei no outro dia, estava lá o a mesa e a toalha e todos os alunos aprenderam( 1ª, 2ª, 3ª séries juntos, como ninguém não sabia nada comecei do zero e foi um sucesso.
    Os da 3ª series passava, claro, mais fracos e no outro ano ia para a cidade. Eu conversava com a professora desses alunos das suas dificuldades e cada uma fazia seu papel e todos tiveram sucesso.
    Sua postagem trouxe-me lindas recordações
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Oi professor, fiquei tão empolgada que errei uma palavra: no outro ano iam para a cidade.
    Desculpa
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, Caro Professor.
    A parceria entre os educadores é fundamental para que a missão educativa seja levada a bom porto.

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  5. é sempre muito bom vir aqui! Sim, cada escola é um verdadeiro milagre! E desses milagres jorra a vida! Tão pura e simples vida! Belo poema!

    ResponderExcluir
  6. Acima de tudo o amor, como sempre belas palavras..toda vez q venho por aqui sinto um cadinho de saudades da escola! Bjs e boa semana =)

    ResponderExcluir
  7. É importante que haja uma boa parceria entre Pais, Mestres e Alunos , para que as Escolas continuem a ser um Milagre !

    ResponderExcluir
  8. Escola é vida escola é amor . Minha primeira mestra foi minha mãe. Morávamos em zona rural.Tudo que sou devo a sua dedicdedicação. Estive ausente mas valeu te visitar é reviver e aprender.

    ResponderExcluir
  9. Escola é vida escola é amor . Minha primeira mestra foi minha mãe. Morávamos em zona rural.Tudo que sou devo a sua dedicdedicação. Estive ausente mas valeu te visitar é reviver e aprender.

    ResponderExcluir
  10. Lode à vida,ao amor que pulsa nos teus lindos versos amigo poeta,bom dia!

    ResponderExcluir
  11. Caro Aluísio
    Já não têm conta as vezes que vim aqui ouvir esta música com um poema escrito por você.
    Fiquei emocionada com a letra que nos transmite toda a beleza e muita sensibilidade que as vindas do coração nos transmitem.
    Parabéns!

    Um abraço enorme
    Manu

    ResponderExcluir
  12. A docência é um sacerdócio. Admiro demais os profissionais da área, especialmente em tempos de tanta violência em que o professor virou também um alvo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. A docência é um sacerdócio. Admiro demais os profissionais da área, especialmente em tempos de tanta violência em que o professor virou também um alvo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo passando para deixar o meu carinho e agradecimento pelas visitas e a atenção a mim dedicada, pois amo suas visitas e comentários.
    Domingo é dia... Do descanso merecido, dos encontros com a família, com amigos e amores. Encontrar consigo mesmo, com suas crenças, ou apenas com a natureza. Um brinde ao nosso Domingo, que ele venha recheado de bênçãos!! Que sejamos livres de preconceitos. Que nenhum de nós se esqueça da força que existe dentro de cada um e que essa força vem de Deus. Um abençoado Domingo de Ramos. FELIZ PÁSCOA!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Como admiro o que você sente em relação aos teus alunos, com certeza o amor infinito é a arma certa para a construção de um mundo melhor conduzindo os pequenos por caminhos seguros com alicerces firmes bjos Luconi

    ResponderExcluir
  16. Amigo Aluísio,Vivemos tempos ruins em nossas escolas. Mas só professores com esta paixão por ensinar conseguem formar bons cidadãos, desde que venham de casa com este fim. Obrigada pelo carinho. Abraços. Edna Campos.

    ResponderExcluir
  17. Admiro tu vocacion a la docencia, saludos.

    ResponderExcluir